Esta observação nos permite deduzir, que no climatério e perimenopausa bem como na menopausa não se trata apenas da diminuição dos hormônios sexuais, pois juntamente e concomitantemente com ela estão ocorrendo uma alteração significativa em todo o seu metabolismo e por conseguinte, não se trata de uma deficiência isolada, mas um efeito dominó entre substâncias, receptores, e hormônios de forma geral e abrangente. Apesar deste fato, não deixa de ser um achado não esperado, em mulheres no climatério e perimenopausa com sintomas mesmo mais jovens, pois o que se pensava, é que o fenômeno da vasodilatação não diferia de idades mais jovens para mulheres mais idosas, na pós-menopausa.
Por isso, os Pesquisadores sempre pensaram que tais consequências eram iguais, o que foi um achado e se referiram com certa preocupação."Nossos resultados foram surpreendentes, pois as informações anteriores sugerem que calores da menopausa e no climatério e perimenopausa, estão associados com risco aumentado de doença cardiovascular." Na análise, a relação entre os sintomas vasomotores da menopausa como fogachos e friachos, e o risco de eventos cardiovasculares com seus incidentes e mortalidade por todas as causas, seus resultados mostraram que as mulheres com sintomas mais precoces (no climatério e perimenopausa ), parecem ter um risco menor em comparação com aquelas sem sintomas, enquanto aquelas que apresentam sintomas tardiamente (média de 14 anos após a menopausa) pareciam ter um risco mais elevado de eventos cardiovasculares. Os sintomas vasomotores (fogachos e friachos) que se desenvolvem pela primeira vez nos últimos anos na pós-menopausa representam um processo fisiopatológico (comprometimento orgânico) distinto dos sintomas da perimenopausa ou climatério clássico.
Os resultados não são surpreendentes do ponto de vista intuitivo. A vasodilatação na menopausa precoce ocorrem em 50% a 80% das mulheres e pode- se pensar como sendo uma resposta fisiológica para as alterações hormonais, e não um sinal silencioso da doença (pós-menopausa). Os resultados atuais parecem contrastar com os de outro estudo publicado recentemente, no qual suores noturnos na menopausa, estavam ligados a um risco aumentado de doença cardíaca. Apesar de todas as observações efetuadas pelas pesquisas, uma coisa é certa, menopausa silenciosa precoce ou não, incorrerá inevitavelmente ao comprometimento orgânico grave com a sequência da vida da mulher, e não é por não ter sintomas, ou seja doença silenciosa, que o estrago importante sobre todo o organismo não ocorrerá, além da descaracterização biotípica da mulher, caso não se trate de forma holística e não apenas os sintomas, você não é compartimentada.
Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologia
CRM 20611
Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologia – Medicina Interna
CRM 28930
Como Saber Mais:
1. Problemas cardiovasculares podem estar ligados à menopausa precoce ou perimenopausa, mesmo que silenciosos ...
2. Mesmo sendo mais jovem e apresentando sintomas da menopausa pode ocorrer diversos probemas metabólicos ...
AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.
Referências Bibliográficas:
Szmuilowicz Manson JE, TA, JE Rossouw et al. Sintomas vasomotores e eventos cardiovasculares em mulheres pós-menopáusicas. Menopausa 2011; DOI: 10.1097.
Contato:
Fones: 55 (11) 5572-4848 /(11)2371-3337
/(11)9.8197-4706 TIM
Rua Estela, 515 - Bloco D -
12º andar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002.
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002.
Site Clinicas Caio